sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Tomb Raider: Definitive Edition - A guerra dos consoles continua!


A guerra dos consoles continua, e um novo capítulo foi traçado esta semana. A versão definitiva de Tomb Raider está quase saindo, e através de um streaming ao vivo, liberado pela Game Radar, ficou confirmado que o jogo irá rodar em 1080p e uma média de 60 FPS no PlayStation 4. E a pergunta que não quer calar é: E o Xbox One?

O blog "Rocket Chainsaw" afirma ter informações privilegiadas de que o Xbox One irá rodar o jogo em 30 FPS, abaixo dos 60 FPS do PlayStation 4. Enquanto essas informações ainda não foram confirmadas, houve uma declaração sem compromisso feita ao site IGN, que pode dar algumas pistas sobre o assunto.

"Ambas as plataformas oferecem a incrível experiência de Tomb Raider, rodando o jogo em 1080p nativo e uma média de 30 FPS, o que sempre foi o objetivo dos desenvolvedores. Qualquer coisa além de 30 FPS para esta versão é um complemento".

Para algumas pessoas isto pode soar como uma prova de que o Playstation 4 é mais poderoso do que o Xbox One, teoricamente, agora teremos o mesmo jogo, rodando com a mesma resolução, mas um console é capaz de gerar uma taxa de quadros mais alta.

Essa discussão é interminável, deixaremos para um post específico sobre comparações entre os dois consoles. Já havia falado de gráficos em outro post, devemos lembrar que os gamers de verdade preferem colocar a jogabilidade em primeiro plano, e gráficos em segundo plano.

Todos nós queremos que os nossos consoles tenham a capacidade de rodar jogos no nível máximo, mas devemos levar em consideração que taxas de quadros mais baixas podem ajudar um jogo a  alcançar um efeito mais profundo, mais cinematográfica, como em Beyond: Two Souls.  Para esses jogos que dependem mais do visual do que se da jogabilidade, às vezes uma taxa FPS menor é a escolha certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário